TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro do Norte recebe evento do Pacto das Águas

Russas e Nova Jaguaribara já receberam a iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec)

23 de outubro de 2015 às 17:38

Moradores de Jaguaribara

Russas e Nova Jaguaribara já receberam o Pacto das Águas. A iniciativa é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec). Nesta sexta-feira, Limoeiro do Norte, outra cidade da Região Jaguaribana, também recebe o programa, segundo reportagem da Rede Jangadeiro FM.

A ideia é criar um canal de comunicação com o governo no sentido de não surpreender agricultores por conta da redução da disponibilidade de água nas propriedades, como ressalta o presidente da Faec, Flávio Saboya. “Essa iniciativa partiu do segmento produtivo preocupado com a problemática do consumo humano versus a água para as atividades produtivas. Tendo em vista esse impasse, que é natural e nós temos que reconhecer como é evidente nesse momento, propomos o pacto e foi muito bem recebido pelo Governo do Estado”, explica.

A Região Jaguaribana possui reservatórios que abastecem a região metropolitana de Fortaleza, onde vivem cerca de 3 milhões e meio de pessoas. Recentemente, o Governo Estadual restringiu o uso de água revogando, em alguns casos, as outorgas de produtores rurais que tinham a permissão de utilizar água dos mananciais. Flávio Saboya diz que o pacto das águas será um meio para a negociação dessas restrições.

O Pacto das Águas propõe, ainda, o uso inteligente da água, apoiando iniciativas que consigam produzir mais utilizando menos água. “Com essa interlocução você tem o poder de argumentar com o agente que vem cortar a água sobre um pequeno produtor com sete equitares, por exemplo. É preferível cortar a água de um grande produtor que numa deferência pode contornar. Então tem o lado social da questão“, finaliza Flávio.

Tribuna do Ceará