TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Juizado de Quixadá inicia intimação via WhatsApp e convida usuários a fazer adesão

09 de novembro de 2017 às 08:47

undefined

 

O juiz Dr. Francisco Gladyson Pontes Filho, titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá vem adotando os meios tecnológicos com objetivo de proporcionar celeridade às milhares de ações que tramitam naquela Unidade. O aplicativo WhatsApp é visto como aliado da justiça para a intimação célere aos litigantes.

O Juizado passa adotar o sistema de intimações por telefone e redes sociais, como WhatsApp. Ao portal Revista Central, o juiz explica que a medida visa proporcionar maior rapidez nas demandas daquele Juizado. Segundo o Dr. Gladyson Pontes Filho, o baixo efetivo de Oficiais de Justiça na Comarca de Quixadá tem causado demora em casos que poderiam ser rapidamente solucionados, assim, as redes sociais são ferramentas que podem colaborar com a celeridade dos processos.

O magistrado solicita que as pessoas que tenham qualquer ação, compareçam no Juizado Especial Cível e criminal da Comarca de Quixadá com a finalidade de assinar um termo para receber citação, intimação ou qualquer outro ato por telefone/rede social relacionado aos seus processos.

Já em uso, o Supervisor de Unidade João Maia Neto ressalta que a ideia tem atraído o público, conseguindo reduzir o acervo processual no Juizado de Quixadá, todavia, é preciso maior adesão, especialmente das pessoas que residem na zona rural. Os oficiais de justiça têm maior dificuldade de localizá-las e pelo aplicativo social esse contato é instantâneo.

Muitas audiências são remarcadas por falta de intimação pessoal das partes, outras pela não localização dos endereços. Casos assim podem ser evitados, com a intimação virtual. Enquanto um oficial se dirige para um determinado local com a finalidade de intimar uma parte, tal procedimento pode ser feito com uma simples ligação ou mensagem de aplicativo social, ganhando tempo para outras mais.

Portanto, quem quiser ‘resolver’ as suas ações o quanto antes, deve comparecer no Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá, para assinar um termo de adesão de intimação virtual e consequentemente fornecer o número de telefone ou WhatsApp.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já aprovou por unanimidade a utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para intimações em todo o Judiciário.

Serviço: Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá está localizado na Avenida Plácido Castelo, 2028, Centro, fone: (88) 34125650 (ao lado do Colégio Estadual).