TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Juazeiro do Norte realiza romaria de Nossa Senhora das Candeias

É a primeira romaria desde o anúncio da reconciliação da Igreja Católica e o Padre Cícero.

03 de fevereiro de 2016 às 14:37

undefined

Terminou na noite desta terça-feira (2) em Juazeiro do Norte, no Cariri, a romaria de Nossa Senhora das Candeias. A primeira desde o anúncio da reconciliação da igreja católica e o Padre Cícero.

O trabalho no metal fica mais intenso nesta época do ano. Seu Cícero precisa dar conta das encomendas de candeeiros para a romaria criada por outro Cícero.

undefined

Foi a forma que o Padre Cícero descobriu pra homenagear a Nossa Senhora das Candeias, que segundo a tradição católica, gerou Jesus, a luz do mundo. O padre também queria resolver um problema social.

"Nos diz a história que, na época, existia um ferreiro, um senhor, que vivia desempregado, não tinha condições para dar à sua família e o Padre Cícero sabiamente disse: ‘comece a confeccionar candeeiros’ e o povo por devoção e pra se apropriar da procissão adquiria esses candeeiros e participava das procissões das candeias", conta o Padre Aureliano Gondim.

Ontem foi Padre Cícero quem recebe a devoção de 300 mil romeiros de todo o Nordeste. Rituais de fé no túmulo do padre.

"Gosto muito do meu Padim Ciço, por isso que eu botei ali pra minha bolsa ficar abençoada", comenta a aposentada Maria Porfírio dos Santos.

undefined

Na estátua que fica no ponto mais alto de Juazeiro do Norte...

"No caso passo três vezes, segundo a fé, eu tenho um direito a três pedidos”, afirma a recepcionista Alexsandra Teodoro.

E durante as missas...

Mas na romaria criada por Padre Cícero pela primeira vez uma imagem dele pode ser exibida diante dos fiéis dentro da igreja. Por isso, pra muitos esta é uma romaria inesquecível.

Ela acontece depois que o Vaticano se reconciliou com o padre, no final do ano passado. Padim Ciço, como é chamado pelos romeiros, morreu com as ordens sacerdotais suspensas por causa de um suposto milagre e de suas pregações, que na época, não eram aceitas pela igreja.

"A igreja dele era no coração do romeiro. Agora está dentro da igreja o padrinho", diz uma devota.

À noite, candeeiros e velas se iluminam na procissão que é o desfecho da romaria. A criação de Padre Cícero se renova a cada ano, como a fé dos romeiros.


Fotos: Cícero Valério/Agência Miseria


Curta nossa página no facebook