TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Jaguaribe e outros três municipios do CE estão em estado de alerta por conta da baixa umidade do ar

17 de julho de 2018 às 09:09

undefined

 

Pelo menos quatro municípios do Ceará estão em estado de atenção em relação aos baixos índices de umidade relativa do ar, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre o domingo (15) e esta segunda-feira (16) o município de Jaguaribe registrou a menor taxa de umidade de ar do estado (22%), seguido de Tauá (25%), Crateús (27%) e Barbalha (30%). As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme a OMS, o índice ideal para a umidade do ar é de aproximadamente 60%. No período de seca, as cidades cearenses costumam diminuir os níveis do indicador, conforme a Funceme. Quando a umidade relativa atinge menos de 30% já é considerado o estado de atenção, já que a situação pode provocar problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos. Outro fator que pode ser influenciado é o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Para evitar danos à saúde, recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 16h, permanecer em locais protegidos do sol sempre que possível, ou utilizar proteção para a cabeça, como bonés e chapéus, além de roupas leves e calçados confortáveis.

Há também a recomendação para umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, assim como aumentar o consumo de água. Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes arejados e devem tomar sol nos horários em que os raios estejam mais fracos – antes das 10h e depois das 16h.


Ceará Agora