TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Irrigação: Ceará será primeiro Estado do Brasil a executar experiência de sucesso na Califórnia

07 de julho de 2015 às 09:41

A escassez de água e as consequências na produção agrícola cearense estão entre os maiores desafios enfrentados nos últimos anos no Ceará. No entanto, uma experiência inédita no Brasil promete iniciar um novo cenário a ser vivenciado no Estado, mais precisamente no Médio e Baixo Jaguaribe.

O "Estudo técnico para a alocação de água destinada à irrigação", financiado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), tem, entre os objetivos, definir critérios para o uso da água e realizar o monitoramento climático, servindo também como forma de assessoramento ao agricultor.

Para dar início ao projeto, o chefe do gabinete do Governo do Estado do Ceará, Elcio Batista, receberá pesquisadores da Califórnia, na próxima terça-feira (7), no Palácio da Abolição.

O presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, fala sobre os resultados que a pesquisa trouxe para a Califórnia.

“A nossa finalidade é fazer com que cada vez mais possamos aproveitar os recursos hídricos do Estado do Ceará da forma mais adequada, e que assim possamos atender a agricultura irrigada onde possam a vir produzir excelentes produtos como menor uso de água possível, inclusive utilizando da forma mais racional e mais inteligente possível”, ressalta Ferruccio.

Durante a reunião, Richard Snyder, pesquisador da Universidade da Califórnia - Davis (UCDavis) e um dos criadores do Sistema de Informação para o Manejo da Irrigação na Califórnia (CIMIS); e Cayle Little, engenheiro da Divisão da Gestão Integrada das Águas do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia (DWR), apresentarão as ações realizadas pelo DWR para o gerenciamento da crise hídrica atual e a importância do CIMIS que, desde a sua criação, em 1982, vem contribuindo para o uso racional da água na agricultura naquele estado americano.

Ferruccio Feitosa fala sobre a importância da troca de experiência para o Estado do Ceará.

“Vamos utilizar toda a experiência que foi usada na Califórnia e replicar para o Estado do Ceará, tendo em vista que tem essa semelhança climática. O Estado da Califórnia também atravessa momentos difíceis assim como o Ceará, eles estão a três anos convivendo com uma seca e nós a quatro anos, daí a importância de trocar essa experiência e tentar aproveitar toda a capacidade técnica que esses professores tem e possa nortear esse estudo técnico que será feito pelo CENTEC”, declara.

A Califórnia é o estado americano com maior Produto Interno Bruto (PIB) e, na produção agrícola, enquadra-se como referência mundial. Assim como o Ceará, a localidade vem sofrendo sérios problemas econômicos causados pela seca, que impacta fortemente o desempenho no meio rural.

O estudo que fará a integração entre a experiência Californiana e o sistema já existente no Ceará é uma articulação da Adece, após uma demanda apresentada pela Funceme, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Câmara Setorial de Frutas.