TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Índice de abastecimento dos açudes do Ceará chega a 16%, diz Cogerh

Situação do Baixo Jaguaribe é a mais crítica, com menos de 1% de reserva.Cidades passam a depender de abastecimento por carro-pipa.

28 de setembro de 2015 às 16:53

Bombeamento de Água

Reprodução/Globo

Os açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) atingiram 16% da reserva total de água, o pior índice nos últimos 10 anos. A baixa reserva de água é resultado de quatro anos seguidos de pouca chuva. A situação mais crítica é a Bacia do Baixo Jaguaribe, que tem menos de 1% da capacidade. No Alto Jaguaribe e no litoral cearense, os açudes têm mais de 30%.

Por conta da falta de água, os municípios passam a depender da Operação Carro Pipa, realizada pelo Exército Brasileiro e Defesa Civil do Ceará. Mais 37 dos 184 municípios cearenses foram incluídos na lista dos atendidos pela "Operação Carro-Pipa", da 10ª Região Militar.

Com os novos municípios, o Exército (Defesa Civil Nacional) passa dos atuais 109 para 146 cidades do Ceará que contam com o carro-pipa para levar água para atender às necessidades básicas dos moradores da zona rural. As áreas urbanas são atendidas pelos carros coordenados pela Defesa Civil Estadual.

A decisão de ampliar o número de municípios atendidos foi tomada durante reunião deliberativa do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará, em Fortaleza. A população atendida apenas com os atuais 109 municípios representa já quase um milhão de pessoas. Outros municípios, após formalizarem demandas (com atendimento pleno das exigências requeridas pelo programa) poderão também se beneficiar do serviço.

Bombeamento de Água

Reprodução/Globo

Vinte e oito municípios cearenses afetados pela seca tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. A portaria com a lista de municípios (veja abaixo) foi publicada pelo Ministério da Integração Nacional no Diário Oficial da União. Em menos de um mês, é a segunda vez que a União reconhece situação de emergência no Ceará. No dia 18 de maio, outra publicação também listou 67 municípios com o mesmo perfil. Com isso, 95 dos 184 municípios cearenses estão em situação emergencial reconhecida pela União por conta da falta de chuva no Ceará.

G1