TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

IFCE oferta 140 vagas para cursos técnicos em Tabuleiro do Norte

14 de outubro de 2022 às 09:30 - Atualizado em 14/10/2022 09:31

undefined

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, abre, nessa sexta-feira (14), seleção de novos estudantes para o semestre 2023.1. O edital de seleção oferta 140 vagas para os cursos técnicos. O prazo de inscrição vai de 14 a 30 de outubro. Todo o processo de inscrição deve ser feito pela internet. A inscrição só será validada com a entrega dos documentos obrigatórios, na recepção do campus, até o dia 31 de outubro. A seleção ocorre pelas notas do histórico escolar. Não é cobrado nenhum tipo de taxa para participar da seleção.

Neste edital, a unidade do IFCE em Tabuleiro do Norte vai ofertar cursos nas modalidades Integrado, para estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental, e Subsequente, para quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio. Na modalidade Integrado, as opções são os cursos de Manutenção Automotiva e de Eletromecânica, ofertados nos turnos da manhã e da tarde, com duração de três anos. Já para o Subsequente, há as opções dos técnicos em Administração e Instrumento Musical, ambos ofertados à noite.

Para a inscrição, é necessário o candidato informar dados pessoais, tais como endereço residencial, RG, CPF, e-mail pessoal e telefones de contato. É fundamental que os contatos estejam atualizados. Ainda na fase de inscrição, o candidato deve escolher o curso e se deseja concorrer pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas. Efetuada a inscrição no site (https://bit.ly/IFCE_PS2023-1), o candidato deve imprimir o comprovante de inscrição, onde consta o número de protocolo da inscrição, e entregá-lo, juntamente com a cópia do RG, CPF e Histórico Escolar, na recepção do campus Tabuleiro do Norte, até 31 de outubro. Para os candidatos que ainda estão cursando o Ensino Fundamental, o Histórico Escolar pode ser substituído por declaração da escola onde conste as notas do 6º, 7º e 8º anos. Já para aqueles que estão terminando o Ensino Médio, o Histórico Escolar pode ser substituído por declaração com as notas do 1º e 2º anos. Em ambos os casos, o documento deve ser assinado e carimbado pela instituição de origem.

 

Nesta edição, o edital traz novas nomenclaturas para a reserva de vagas, que segue o mesmo modelo adotado pelo Enem. Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas aos estudantes que estudaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Quem optar por concorrer pelas cotas, deve ter atenção no momento da escolha. Há cotas destinadas a pessoas com deficiência; pretos, pardos e indígenas e baixa renda.

A seleção encerra-se no dia 25 de novembro com a divulgação do resultado final. Após essa etapa, os candidatos aprovados devem preparar a documentação de matrícula e comparecer ao campus para preenchimento do formulário de matrícula e entrega dos documentos. As vagas não preenchidas pelos aprovados serão disponibilizadas para os candidatos da lista de espera, que devem comparecer à chamada dos classificáveis. O período de matrícula e a data da realização da chamada dos classificáveis serão divulgadas, posteriormente, no site do campus Tabuleiro do Norte. As aulas das novas turmas estão previstas para iniciarem em 30 de janeiro.