TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

GPS movido a luz solar é produzido por estudantes de Limoeiro do Norte

GPS Educativo é um instrumento que dá a localização e o horário correto utilizando somente a luz do sol

04 de julho de 2016 às 11:27

undefined

 

Um grupo de estudantes da Escola Normal de Limoeiro do Norte participaram de uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do país, apresentando o “GPS Educativo”, um aparelho movido à luz do sol. Os detalhes são da Rede Jangadeiro FM.

O GPS Educativo, como os próprios alunos inventores denominam, é um instrumento que dá a localização e o horário correto utilizando somente a luz do sol. O estudante Gabriel Cavalcante, de 15 anos, conta como surgiu o projeto, que gerou bons resultados. O orientador do projeto e professor de geografia, Juarez Freitas, ensina como obter as coordenadas e localização com o aparelho através da luz solar.

A orientadora Adriana Mendes, que já esteve em Nova York este ano apresentando outro projeto, possui experiência em feiras internacionais. Ela afirma que não existe nenhuma ideia parecida com a dos alunos inventores, que pode ajudar, principalmente, as grandes embarcações.

O GPS Educativo vai ser apresentado na feira de tecnologia da Nasa, em maio de 2017, na cidade de Houston, nos Estados Unidos, onde estarão reunidos experiências e invenções do mundo inteiro.

Tribuna do Ceará