TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo traça nova estratégia para abastecimento durante crise hídrica

Medida está sendo tomada por causa da pouca água retida no açude Castanhão, que está com apenas 9,65% da capacidade

15 de março de 2016 às 14:29 - Atualizado em 15/03/2016 14:31

undefined

Uma nova estratégia em busca de garantir a oferta de água em Fortaleza e Região Metropolitana já está sendo traçada. Isso porque o açude Castanhão, responsável por 74% de abastecimento da região, está apenas com 9,65% da capacidade.

Com isso, estudos confirmaram a possibilidade de captação de água a partir de poços profundos no Litoral Oeste cearense, como destaca o presidente da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias. “Nossa prioridade é o abastecimento humano e também a área industrial”, afirmou em entrevista à rádio Tribuna Band News FM.

O aquífero da região é o único que não foi muito utilizado até o momento no estado. Segundo a Cogerh, ainda não se sabe quantos poços serão perfurados. Em até um mês será concluída a sondagem que vai definir o número exato.

Enquanto o balanço da tarifa de contingência no mês de fevereiro ainda não foi finalizado, os primeiros resultados da medida para forçar a economia de água não foram animadores. O consumo, que deveria ter reduzido, apresentou aumento médio de 2,5% em dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

Tribuna do Ceará