TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governo federal formaliza intenção de privatizar parque de Jericoacoara

04 de setembro de 2019 às 07:52

undefined

 

O governo federal formalizou, nesta terça-feira (3), a intenção de conceder à iniciativa privada o Parque Nacional da Vila de Jericoacoara, no Ceará. A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. O governo estadual é contra a decisão.

O Parque Nacional foi mencionado pelo governo federal, em agosto deste ano, dentre a lista de parques deste tipo que deveriam ser concedidos para a iniciativa privada. Na época, o secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Wagner, afirmou não existir nenhum modelo de concessão desenhado, enquanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão do parque, não quis se manifestar sobre o assunto.

Para o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a iniciativa do governo federal visa beneficiar empresas, sem planos concretos que tragam melhorias para a Vila de Jericoacoara. "Nós somos contra a decisão, porque investimos muito dinheiro na região, sabemos administrá-la e não precisamos de intervenção", aponta.

Pinho aponta ainda que o governo federal nunca procurou o Ceará para saber o que a gestão estadual pensava sobre o assunto e que os moradores e comerciantes do local também são contra a privatização do Parque. "Eles estão no meio de um infortúnio do governo federal e não têm tanto poder, mas nas audiências públicas nós não vamos deixar isso acontecer. A Vila de Jericoacoara é do Ceará, é nossa", garante.