TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governador e lideranças políticas se reuniram em Jaguaribara

05 de julho de 2015 às 09:37 - Atualizado em 06/07/2015 19:30

Camilo Santana em pé, atrás de uma bancada, falando ao microfone para um público sentando em um auditório lotado

Governador Camilo Santana em reunião na cidade de Jaguaribara, Ceará

O governador Camilo Santana visitou, neste sábado (04), o município de Jaguaribara, a 307 quilômetros de Fortaleza, para acompanhar o drama que a população da cidade está passando com a mortandade em massa de tilápias, principal fonte de renda da Região, no Açude Castanhão. “Minha vinda aqui mostra o empenho e o compromisso do Governo com essa situação. Afinal, eu fui eleito exatamente para cuidar do povo do Ceará. O que for possível fazer como governador eu vou fazer”, ressaltou.

Camilo disse também que as medidas para minimizar o dano na cidade serão tomadas assim que um relatório técnico for apresentado apontando as causas do problema. “Para qualquer ação que eu possa tomar, enquanto Governo do Estado, junto ao Governo Federal, eu preciso de um parecer técnico mostrando as causas do ocorrido. Portanto, eu já pedi um relatório e dentro de alguns dias tomaremos todas as providências necessárias”, informou.

Indagado sobre o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, Camilo nos disse que provavelmente no dia 30 de agosto irá ao município de Limoeiro do Norte para começar de vez a obra.

O prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes (PSDB), disse que os produtores estão esperançosos e avalia positivamente a visita do governador à cidade. “A vinda de Camilo Santana em nosso município é muito positiva e traz esperança para o povo jaguaribarense. Nós sentimos o entusiasmo dos piscicultores e tenho certeza que voltaremos a produzir tilápia no Açude Castanhão”, afirmou, bastante confiante.

José Abner

José Abner, prefeito do município de Jaguaribe, Ceará

O prefeito de Jaguaribe José Abner (PSB) que também esteve presente falou da seca que atinge os municípios inclusive o dele.

“O agravante da questão da seca são os anos seguidos, nós estamos no quarto ano seguido, os estudos científicos apontam para 2016 de novo com 30% abaixo da média e a gente possa ser que aprenda agora a conviver com a seca, por exemplo com a perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas entre outras coisas. Nós não iremos embora da nossa região, então temos que aprender a conviver desta forma”, destaca o prefeito.

José Abner aproveitou para falar sobre dificuldades enfrentadas no executivo municipal em relação ao Governo Federal.

“De pires na mão os municípios já vêm a muito tempo, levando agora de novo mais um calote na questão do 0,5% do FPM, que tinha sido garantido ano passado, agora foi reduzido sendo metade de 0,5%, e não tem o que fazer, é humilhação mesmo. O município fica com as responsabilidades, mas o Governo Federal não chega junto”, declara.

Esteve presente também o Deputado Estadual Antônio Granja que nos falou um pouco sobre o problema dos peixes que ocorreu em Jaguaribara.

O ex-prefeito de Jaguaribara, Cristiano Peixoto Maia, também aproveitou pra falar o que ocorreu com a produção de peixes no açude do Castanhã.


Tópicos:

Jaguaribara, Camilo Santana, Zé Abner, prefeito, governador, Açude Castanhão, peixtes