TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Governador Camilo Santana e ministro da Educação Aloízio Mercadante anunciam medidas de melhoria para a educação no Ceará

29 de outubro de 2015 às 09:48

O governador Camilo Santana e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciaram, na manhã desta quarta-feira (28), medidas de melhoria para a educação no Ceará, durante a entrega Prêmio Escola Nota Dez, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

A premiação entregue hoje destacou o mérito de 274 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 2º e 5º ano do ensino fundamental, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014.

O governador Camilo Santana anunciou 3 iniciativas, que serão enviadas como forma de projeto de lei para a Assembleia Legislativa para continuar a política de valorização da educação, através do Programa de Alfabetização na Idade Certa.

Camilo Santana destacou que vai manter a parceria com os municípios e o Governo Federal para manter os bons índices de alfabetização e aprendizagem.

Impressionado com a recepção do povo cearense durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, destacou a melhoria do ensino e o crescente número de investimentos no setor no Estado.

Aloízio Mercadante destacou que será feito um pacto pela alfabetização no Nordeste, baseado no exemplo do PAIC do Ceará.

Referência em educação, a vice-governadora, ex-secretária de Educação e criadora do PAIC, Izolda Cela ficou também emocionada por ver a calorosa receptividade e, principalmente, pelos positivos resultados.

Vencedoras do Prêmio Escola Nota Dez

Entre as escolas premiadas neste ano, foram destacados os três primeiros lugares com melhor desempenho na alfabetização (Português e Matemática). Do 2º ano, são elas: a Escola Estadual Jorge Hildo Furtado Leite, de Novo Oriente, em terceiro lugar; Escola Estadual José Mariano de Melo, de Ipueiras, em segundo lugar; e a Escola Estadual Zacarias Cordeiro de Paulo, de Reriutaba, em primeiro lugar. Já entre as do 5º ano, foram premiadas: a Escola Maria Laura Soares Frota, de Massapê, em terceiro lugar; Escola Francisco Pedro Barbosa, de Pedra Branca, em segundo lugar; Escola Deputado Manuel Rodrigues, Reriutaba, em primeiro lugar.

O prêmio é destinado a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolas públicas de 5º ano, com base no Índice de Desempenho Escolar (IDE 5). Ao todo foram avaliadas 212.860 crianças de mais de 4 mil unidades escolares da rede cearense.

Outras homenagens

Além das escolas que receberam o Prêmio Escola Nota Dez, os municípios do estado também foram homenageados. Receberam destaque de méritos as 173 cidades que atingiram a média de "alfabetização desejável" no 2º ano do Ensino Fundamental; os 34 municípios que atingiram a média de "proficiência adequada" em Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental; as 9 cidades que mantiveram bons resultados na alfabetização das crianças entre 2007 e 2014; e os 10 municípios que mais apresentaram crescimento significativo também neste período.

Ainda durante a cerimônia, foi realizada a entrega da homenagem de Honra ao Mérito Póstuma para o professor Edgar Linhares. Nascido em Santa Quitéria, o docente era membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987, presidindo o órgão entre 2007 e janeiro deste ano. A filha do professor recebeu a homenagem, destacando serviços e ações dedicadas a educação em seus 60 anos de magistério.