TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Funceme inaugura novas estruturas de monitoramento climático no Ceará

Órgão contará com moderno equipamento nas paredes do local. As imagens de satélites ficarão mais otimizada.

04 de março de 2016 às 15:00

undefined

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos inaugurou nesta quinta-feira (3) novas  estruturas para aperfeiçoar monitoramento climático no Ceará.  A novidade do espaço é um moderno equipamento instalado em uma das paredes do local. O "video wall" conta com 12 monitores, que juntos formam uma imensa tela para acompanhamento integrado e em tempo real dos vários sistemas monitorados diariamente pelos meteorologistas do órgão.

A estrutura foi adquirida com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Com o novo equipamento, a percepção e análise das imagens de satélites e da Rede Cearense de Radares será bastante otimizada. “Para se realizar boas políticas, precisa-se de um bom planejamento, diagnósticos e monitoramento.

Desta forma, uma sala como esta é muito importante para que se tenha esses diagnósticos precisos e, assim, possamos traçar melhores estratégias hídricas para o Estado. Por isso, é importante que tenhamos os melhores equipamentos, assim como em outros órgão que estudam as condições climáticas, a fim de termos as melhores análises e perspectivas”, ressaltou o secretário Francisco Teixeira, de Recursos Hídricos.

Ala de treinamento para cursos


Além da entrega da Sala de Monitoramento e Previsão, foi também inaugurada uma sala de treinamento, onde serão realizadas palestras e cursos nas áreas de meteorologia, oceanografia, hidrologia, recursos ambientais, dentre outras. O espaço climatizado possui 20 estações de trabalho com computadores e projetor multimídia.

undefined

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, o espaço vai servir para reforçar o compartilhamento de informações de forma mais ampla e direta. “Com a sala de treinamento, pretendemos treinar servidores de diversos órgãos do Estado. Assim, vamos conseguir divulgar, com a linguagem mais direta, as informações importantes do clima e tempo. Por exemplo, poderemos chegar ao agricultor de forma mais compreensível, sem linguagens técnicas, sobre as condições do seu solo e como ele pode melhorar a sua colheita através das previsões climáticas”, explica o presidente do órgão.

Durante a inauguração da nova sala, foi realizado também o lançamento oficial de duas publicações do Núcleo de Recursos Ambientais da Funceme: Zoneamento Ecológico-Econômico das Áreas Susceptíveis à Desertificação - Núcleo 1 (Irauçuba / Centro Norte, com 12.305 Km²) e Núcleo 2 (Região dos Inhamuns, com 8.303 Km²).Funceme inaugura novas estruturas para aperfeiçoar monitoramento climático do Estado.