TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Fortaleza tem mais de 25 mil pessoas na fila por cirurgia eletiva no SUS

04 de dezembro de 2017 às 08:10

undefined

 

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e divulgado na edição desta segunda-feira (4) do Estado de S. Paulo, revela que a capital cearense ocupa a terceira posição no número de pacientes na fila por cirurgia eletiva (não urgente) no Sistema Único de Saúde (SUS): 25.116. Em todo o país, esse número alcança 904 mil pessoas.

Parte desses pacientes aguarda o procedimento há mais de 10 anos. Os dados das secretarias de Saúde dos Estados e das capitais brasileiras foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Segundo especialistas, a demora para realizar procedimentos pode agravar o quadro dos pacientes.

A CFM informa ainda que o número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que somente 16 Estados e 10 capitais responderam. Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais.

“Tanto o número do ministério quanto o levantado pelo CFM são subestimados porque parte dos Estados não respondeu ou não possui os dados organizados. Há ainda aquelas pessoas que precisam da cirurgia, mas nem sequer têm acesso ao especialista que dá o encaminhamento”, destaca o presidente em exercício do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro

Confira o gráfico do Estado de S. Paulo:

undefined