TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Fortaleza registra maior chuva do ano com 105 milímetros

19 de janeiro de 2019 às 11:27 - Atualizado em 19/01/2019 11:25

undefined

 

Fortaleza registrou a maior chuva de 2019 entre as 7 horas de sexta-feira (18) e o mesmo horário deste sábado (19). Essa também é a maior chuva desde o início da Pré-Estação, em dezembro de 2018. Até este sábado, a maior precipitação havia sido registrada no dia 23 do mês passado, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 89 mm.

De acordo com dados Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) extraídos às 9 horas a capital cearense computou 105 milímetros de chuva no Posto Água Fria. Destaque também para o Posto Castelão com 89,6 milímetros e Messejana com 60,8 milímetros. Chove desde esta madrugada.

Já em outras regiões do estado, houve chuvas fortes em Senador Sá (104,0 milímetros), Amontada (96,0 milímetros), Umari (83,0 milímetros), São Gonçalo do Amarante (68,0 milímetros) e Limoeiro do Norte (66,2 milímetros). Foram registradas precipitações em, pelo menos, 86 municípios.

Publicidadeundefined

Em Fortaleza, a chuva intensa formou pontos de alagamentos em diversos locais da cidade, como na Avenida Perimetral; nas Ruas Coronel Carvalho e Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona; e no cruzamento entre as Avenidas Pontes Vieira e Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres.

undefined

Outros pontos de alagamentos:

  • Avenida José Jatahy, no cruzamento com a Avenida Bezerra de Menezes.
  • Avenida Dom Manoel, no Bairro Centro.
  • Rua Gustavo Sampaio, no Bairro São Gerardo.
  • Rua dos Tabajaras, no Bairro Praia de Iracema.
  • Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia.
  • Avenida Heráclito Graça entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro, próximo ao Ginásio Paulo Sarasate.
  • Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a Avenida Júlio de Abreu, no Bairro Varjota.
  • Rua Verona, no bairro São Miguel, em Caucaia
undefined

Chuvas no Estado

O Estado do Ceará registrou chuvas em pelo menos 74 municípios de acordo com dados da Funceme. Os números ainda podem aumentar até o fim do dia, pois o órgão deve receber informações de mais municípios no Interior.

A maior chuva, conforme os registros dos postos de medição, ocorreu em Amontada, com 96,0 mm. A seguir, em Umari, na Região Centro-Sul, foram contabilizados 83 mm de água. Na sequência, São Gonçalo do Amarante foi banhada com 68 mm de chuva. Choveu também no Vale do Jaguaribe. Em Limoeiro do Norte foram regisrados 66,2 milímetros.

As chuvas mais intensas para este fim de semana já haviam sido indicadas na previsão realizada pela Funceme nesta sexta. A rede de radares mostra, inclusive, chuvas em todo a faixa litorânea, desde cedo. A nebulosidade no litoral está associada, principalmente, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) costa norte do Nordeste.

Previsão para sábado:

 

  • Céu nublado com eventos de chuva no Litoral e na Ibiapaba. Nas demais regiões,nebulosidade variável com eventos de chuva.

 

Previsão para domingo:

 

  • Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

 

Previsão para segunda-feira:

 

  • Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Com informações do G1