TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Fissura no Castanhão não compromete segurança, segundo avaliação do Crea

25 de julho de 2016 às 15:49

undefined

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) anunciou, na manhã desta segunda-feira (25), que a fissura localizada no Açude Castanhão não compromete a segurança do local.

O Diário do Nordeste publicou com exclusividade a rachadura em um dos pilares da 12ª comporta do reservatório, em janeiro deste ano, e apresentou que a falha existe desde 2014.

Reparo

A área passa por constante monitoramento e o reparo terá de ser imediato, segundo o Crea. Esse é o momento mais propício para reforçar a estrutura por conta do nível baixo da barragem ainda de acordo com o órgão.

O presidente do Crea-CE, João César de Freitas Pinheiro, lembra que a comissão instituída para fazer um levantamento das condições de segurança da barragem foi à Jaguaribara, um dos municípios no Ceará onde está localizado o Açude Castanhão. 

Na ocasião, foi feita uma inspeção na falha na parede da barragem, na região do sangradouro. Desde essa data, engenheiros e estudiosos vêm se reunindo na Academia Cearense de Engenharia (ACE) para analisar a questão e fazer um levantamento das condições de segurança da barragem do açude e apresentar parecer técnico dos possíveis riscos existentes no manancial.

Causas da rachadura

A fissura não foi causada nem por falha no processo de construção da obra e nem abalo sísmico, foi decorrente do fator térmico e outras condições do clima.

Diário do Nordeste