TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Festejos de Nossa Senhora da Saúde reúne milhares de romeiros no Olho D’água da Bica, em Tabuleiro do Norte

As festividades começaram no dia 5 e acabam hoje dia 15, no distrito de Olho D’água da Bica em Tabuleiro do Norte.

15 de agosto de 2015 às 12:51

Tabuleiro do Norte no interior do Ceará é anualmente visitada por milhares de devotos de Nossa Senhora da Saúde na primeira quinzena do mês de agosto.

O evento que já é um marco religioso que atrai milhares de romeiros a cada ano se torna maior. A festa de Nossa Senhora da Saúde no distrito de Olho D’água da Bica está em sua 134ª edição e hoje em dia é a terceira maior romaria do Ceará.

A romaria atrai centenas de fiéis e a pequena capela da localidade fica lotada em todos os dias. Além dos devotos, a romaria também atrai muitos vendedores de artigos religiosos, sendo uma fonte de renda para pequenos comerciantes informais e para moradores.

A devoção a Nossa Senhora da Saúde surgiu em 1884, a partir de um sonho tido por padre Joaquim Rodrigues de Menezes, a santa pedia-lhe que fosse construída uma capela em sua homenagem, no lugar onde está a nascente. Ainda segundo o sonho, conforme conta os moradores da comunidade, enquanto existisse o cruzeiro da capela, nenhuma família da localidade não sofreria de epidemia.

A partir daí, centenas de pessoas buscam as águas de Olho D’água da Bica para a cura de enfermidades e retornam, posteriormente, para agradecer a graça alcançada.

O Pároco Monte Alverne Fraga falou de suas expectativas ao longo dos festejos.

“Esses dias do novenário da festa de fato superaram as expectativas, pela resposta do povo, pela participação e envolvimento de todas as comunidades aqui da área, assumindo as liturgias, cantando e confraternizando conosco”, ressalta o pároco.

Alverne destaca o apoio dado pela Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte, que há dois anos assumiu a estruturação do evento.

“Há dois anos que conseguimos uma grande vitória, que a administração municipal assumiu a estruturação aqui do ambiente, com a localização de barracas, estacionamentos, etc. Então nós estamos com essas tranquilidade e serenidade quanto a estrutura do evento”, destaca Alverne Fraga.