TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Escritório da COGERH em Limoeiro é ocupado por ribeirinhos clamando por água

Por duas vezes, moradores se reuniram para romper os barramentos feitos pela Cogerh.

11 de julho de 2016 às 15:23 - Atualizado em 11/07/2016 15:27

undefined
(Foto: Agência TVJ1)

A população ribeirinha que mora às margens do Rio Jaguaribe, mais precisamente em comunidades de Quixeré e Russas, ocuparam na manhã desta segunda-feira (11) o escritório regional da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), na cidade de Limoeiro do Norte.

Agricultores e representantes de movimentos sociais reivindicam que a água continue passando pelo rio da Sucurujuba para abastecer as comunidades, visto que a COGERH construiu barramentos nesta área impedindo que a água chegue até a população de outras localidades.

Segundo a Companhia, o barramento neste trecho do rio seria para o consumo humano, contudo, existem várias comunidades que ficam após o rio, à exemplo de Botica no município de Quixeré e Barro Vermelho em Russas.

undefined
Aline Maia (Foto: Agência TVJ1)

Uma das líderes do manifesto, Aline Maia, da Cáritas Diocesano, ressalta que não é justo que apenas uma parcela da população tenha direito a essa água.

 

 

Outro questionamento que os manifestantes fazem é quanto a enorme vazão que sai das bombas levando água até o Perímetro Irrigado na Chapada do Apodi.

Os ribeirinhos pedem que a Companhia realize um diagnóstico minucioso sobre a situação dos poços da região e apresente à população.

Os manifestantes só sairão do escritório da Companhia quando resolverem estes três questionamentos.

Curta nossa página no facebook