TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Energia solar ganha espaço no Vale do Jaguaribe como alternativa para diminuir custos

23 de novembro de 2017 às 09:55 - Atualizado em 23/11/2017 09:59

undefined
Residência com placas solares em Limoeiro do Norte (Foto: Agência TVJ1)

 A geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos começa a sair do mundo das experiências tecnológicas para entrar no dia a dia da população. Na região do Vale do Jaguaribe por exemplo, diversas empresas especializadas na montagem de sistemas solares fotovoltaicos oferecem serviços tanto para empresas como residências. Isso tem crescido significativamente na região devido a dois fatores: redução de 70% no preço do kit solar nos últimos 10 anos e aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos dois anos. Podemos incluir um terceiro quesito, o Sol de rachar que domina o Vale.

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa, além, é claro, de reduzir consideravelmente a conta no final do mês. A economia pode chegar até 95%. 

undefined

Bruno Dantas, um dos engenheiros da Fotaic, empresa que vem executando vários projetos em Limoeiro do Norte e Morada Nova, esclarece alguns pontos sobre a energia solar. 

Ainda segundo Bruno, a FOTAIC está apostando muito na região jaguaribana, com foco dos negócios nos comércios de pequeno porte e os consumidores residenciais que moram em casas. O valor médio de um kit solar é em torno de R$ 20 mil. A empresa faz uma visita técnica gratuita, elabora o projeto do sistema, instala os equipamentos e faz o devido registro junto à Enel, deixando apto para gerar energia. A vida útil das placas solares é de 25 anos.

O consumidor tem ser homologado (aprovado) pela distribuidora de energia elétrica, no caso a Enel. A homologação é obrigatória. Serve para notificar a distribuidora de energia de que o imóvel tem um sistema de geração solar. Com isso, a Enel instala o medidor para contabilizar o volume de energia produzido pelos painéis solares e injetado na rede elétrica. 

undefined

Quando o consumo é menor do que o volume gerado, a diferença se torna um crédito de energia, usado para abater na conta de luz. Os créditos têm validade de uso de 60 meses e não podem ser revertidos em dinheiro, só em desconto.

Os créditos podem ser usados para abater o consumo de outros imóveis do cliente, mas há algumas regrinhas: os imóveis têm que ser do mesmo titular e devem estar dentro da mesma área de atendimento da distribuidora.

Linhas de crédito

De acordo com Bruno Dantas, os bancos estão cada vez mais aderindo à linhas de crédito para energia solar. Os juros podem variar de 6,5% e 11% ao ano.

Fotaic Energia Solar

A empresa tem sua sede em Fortaelza, na Rua Monsenhor Otavio de Castro, 435. Bairro de Fátima, e atende em todo o Ceará. Os contatos podem ser através do telefone (85) 9 9906-8587, e-mail contato@fotaic.com.br ou pelo site www.fotaic.com.br. 

undefined