TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Enel retoma cobrança por uso de postes e conta de internet pode aumentar 70%

21 de outubro de 2022 às 09:28

undefined

A Enel Ceará retomou a cobrança de até R$ 78 por uso dos postes pelos provedores de internet. A empresa deu até o fim de novembro para que as novas condições sejam aceitas. O impacto estimado pelos provedores é de uma conta de internet 70% mais cara para os usuários e também de falência no setor.

"As empresas vão fechar, 100 mil pessoas vão ficar desempregadas e 5 milhões e 600 mil pessoas vão ficar sem Internet, e o restante da população vai pagar 6 vezes a mais do que o que pagam hoje. Além de energia cara e ruim, teremos Internet cara e ruim, ou ficaremos sem Internet", afirma Davi Leite, presidente da União dos Provedores do Ceará (Uniproce).

Ele ressalta que 70% das conexões de internet feitas no Estado são viabilizadas a partir dos pequenos provedores.

Entrar na Justiça para equacionar os interesses já é considerado pela Uniproce e pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) também.

O debate sobre um novo valor para o uso dos postes para a instalação de fibra óptica era conduzido desde fevereiro em um grupo técnico formado por associações, provedores, Enel e também a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No entanto, o entendimento entre eles não aconteceu e, nesta semana, a Enel Ceará enviou um informe às empresas de telecomunicações sobre novos valores para o compartilhamento de infraestrutura, retomando os valores estabelecidos antes da discussão, na noite de ontem, 19.

A cobrança foi alvo de protesto pelos provedores no Ceará e gerou ainda promessas de mediação na Assembleia Legislativa do Estado, o que não aconteceu a contento das partes.