TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Do rústico ao luxo: feira de artesanato de Limoeiro do Norte busca manter viva a cultura e tradição

A feira acontecerá na praça do Pinheiro Supermercado em Limoeiro do Norte, entre os dias 30 e 31 de outubro.

27 de outubro de 2015 às 16:20

Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão. Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitárias, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite.

Com a preocupação de se manter viva os saberes e os fazeres dos Artesãos do Município de Limoeiro do Norte, a Secretaria da Cultura e Turismos, vêm desenvolvendo ações que valorizem o trabalho desses artistas, além de proporcionar renda às famílias que vivem da sua arte e de suas mãos.

A valorização desse personagem da cultura local é manter viva nossa identidade e perpetuar sua importância em meio a nossa sociedade.

E é com esse olhar que a Secretaria da Cultura e Turismo - Secult, de Limoeiro do Norte, idealizou e desenvolveu o Projeto Feira do Artesanato: do rustico ao luxo. Onde, através da Secult e com o apoio da Prefeitura Municipal, toda uma estrutura é voltada para atender ao Artesão, dando visibilidade ao seu trabalho de forma adequada e dentro de um contexto regional.

Esse projeto, que de certa forma é itinerante, conta com uma estrutura própria, confeccionada pela Secult e uma logística própria, além de apoio de profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento do projeto.

Praça do Pinheiro Supermercado

Praça do Pinheiro Supermercado onde será realizada a feira. O material dos stands começa a chegar para ser montada a estrutura.

Os "stands" para exposição foram desenvolvidos de forma rustica, no formato de casinhas de madeira, mantendo a identidade cultural e regional, atraindo olhares e curiosidades; valorizando assim os artesanatos expostos.

Parceria

Carla Rodrigues e Rogério Pinheiro

Gerente do Pinheiro Supermercado de Limoeiro do Norte, Carla Rodrigues junto com o Secretário de Cultura, Rogério Pinheiro.

Nessa nova edição da Feira do Artesanato: do rustico ao luxo, a Secretaria da Cultura e Turismo, vêm buscando junto ao Pinheiro Supermercado, uma parceria entre a Administração Pública e a Iniciativa Privada, para a implantação da feira na praça externa do Pinheiro Supermercado.

O Secretário de Cultura, Rogério Pinheiro, em entrevista à TVJ1, explicou a importância dessa parceria e falou sobre o projeto:

Com essa iniciativa, o grupo Pinheiro Supermercado, vem colaborando com a cultura popular de nossa cidade, assim como vem apoiando outras ações parecidas nas demais cidades onde se encontram outros equipamentos da rede.

A gerente do Pinheiro Supermercado de Limoeiro do Norte, Carla Rodrigues, fala um pouco sobre essa parceria:

Através dessa parceria, abre-se uma oportunidade para uma revitalização da praça, atraindo o público não só local, mas regional.

Colaborou, Fábio Pitombeira.