TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Dia Mundial do Coração tem atividades de orientação e prevenção de doenças

28 de setembro de 2015 às 17:20

Banner do Dia do Coração

As doenças cardiovasculares afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17 milhões de vidas. O país registra mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.

Nesta terça-feira, 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, a Secretaria da Saúde do Estado levará à população serviços para orientar e prevenir as doenças cardiovasculares.

O público poderá verificar a pressão arterial, fazer teste de glicemia, medir o índice de massa corporal (IMC) e se informar sobre alimentação saudável, das 14 às 18 horas, no Shopping Benfica.

Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar hábitos saudáveis e prevenir riscos e manter os exames regulares. O alerta é da médica Ana Lúcia de Sá Leitão, técnica do Núcleo de Atenção Primária da Secretaria da Saúde do Estado.

A doutora Ana Lúcia Leitão lembra a importância da mudança de hábitos que podem provocar as doenças no coração para hábitos saudáveis.

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, Fortaleza tem 56% da sua população maior de 18 anos com excesso de peso, 19% com obesidade, 30,1% que costumam consumir carnes com excesso de gordura, 7,2% de fumantes, 21,3% com diagnóstico médico de hipertensão arterial, 7,5% com diabetes, 19,2% fisicamente inativos e 38% que praticam o recomendado de atividade física no tempo livre.