TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Danilo Forte (PMDB-CE) reuniu-se em Limoeiro para tratar da anistia de dívidas dos agricultores

24 de julho de 2015 às 09:03

O encontro se deu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte na manhã de ontem (23), com presença de vários agricultores e lideranças políticas do Vale do Jaguaribe.

O tema tratado no encontro foi sobre as dívidas que os agricultores contraíram com a seca. Todos aguardam ansiosos para que tenham o perdão das dívidas.

Danilo Forte em entrevista

Danilo Forte - Deputado Federal

O Deputado Federal Danilo Forte (PMDB-CE), apresentou o Projeto de Lei 1356/2015, de sua autoria, que tem como objetivo anistiar as dívidas dos agricultores familiares atingidos pelas consequências da seca durante os dois últimos anos: 2013 e 2014.

A ideia do parlamentar é isentar de pagamento todos os contratos de até R$ 50 mil no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) dos municípios abrangidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atingidos pela estiagem que tiveram decretos de calamidade ou de emergência reconhecidos pelos governos estaduais e federal.

Em 2013 e 2014, em toda a região Nordeste foram contratadas 5,48 milhões de operações do Pronaf. O valor médio das operações contratadas pelos agricultores nordestinos foi de R$ 13.997,09. O deputado argumenta que apenas os custos judiciais para cobrar o valor das dívidas são maiores que o valor contratado.

Em Limoeiro do Norte há cerca de três mil produtores rurais endividados sem que haja uma perspectiva de melhora.

Paulo Duarte

Paulo Duarte - Prefeito Municipal de Limoeiro do Norte

O Prefeito Municipal, Paulo Duarte, esteve presente no evento junto de Danilo Forte e teceu muitos elogios ao parlamentar por sempre estar tentando ajudar os agricultores.

Duarte ressaltou também as emendas que o deputado aplicou no município na ordem de 11 milhões de reais para a construção de uma adutora na Chapada do Apodi, equipamento este que irá beneficiar cerca de dez mil pessoas na região e que sua conclusão está prevista para outubro deste ano.