TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Criança de oito anos morre com suspeita de desnutrição em cidade do Interior do Ceará

31 de agosto de 2019 às 08:49

undefined

 

Uma menina de oito anos morreu em Palmácia, no Maciço de Baturité, no Ceará, na noite desta quinta-feira (30) com suspeita de desnutrição. Segundo Joel Moraes, delegado de Baturité que investiga se houve maus-tratos ou negligência por parte da família, Maria Kelly Lemos Ferreira estava "muito debilitada".

A mãe da criança foi ouvida na delegacia nesta sexta-feira (30). O laudo pericial deve sair em 15 dias. O corpo da criança deve ser sepultado neste sábado (31)

A criança morava apenas com a mãe, na comunidade Canadá. Após encontrar a filha desacordada, a mulher a levou ao hospital do município, de acordo com a conselheira tutelar Sandra Carvalho, que acompanha o caso. Segundo a conselheira, a criança tinha microcefalia, e estava se alimentando apenas de uma mamadeira de mingau por dia, conforme relato da mãe.

O delegado afirmou que, em depoimento, a mãe contou que a filha estava muito magra e não queria se alimentar. “Ela contou que a criança não aceitava alimento e isso durou quase um mês. Ela se encontrava muito debilitada”, disse Moraes.

Ainda segundo ele, foi a mãe que tomou a iniciativa de ir até a delegacia prestar esclarecimentos. E a versão da mulher foi confirmada por outros membros da família ouvidos pela polícia.

“Vamos estudar se houve abandono de capaz ou qualquer tipo de maus-tratos. Primeiro vamos saber se houve omissão de socorro por parte da família. Vamos tentar descobrir se a família tentou levar ou levou a criança para alguma unidade de saúde da região. Ver se há registros de internação dela em algum posto de saúde e hospital. Vamos ouvir também profissionais da área da saúde”, disse o delegado.

 

Não havia denúncia

 

A mãe foi à delegacia acompanhada de profissionais do conselho tutelar de Baturité, que também estiveram no hospital.

"Não tínhamos conhecimento da situação da Maria Kelly. A gente sabia que ela era uma criança especial, mas não tinha denúncia, o conselho tutelar só trabalha em cima de denúncia", salientou a conselheira Sandra Carvalho.