TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Construção da primeira Central de Tratamento de Resíduos do Estado é concluída

12 de setembro de 2019 às 08:47 - Atualizado em 12/09/2019 08:44

undefined

 

A implantação da Central de Tratamento dos Resíduos (CTR) é uma solução articulada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria das Cidades, para encerrar os chamados lixões ao proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos sólidos, eliminando danos ambientais e sociais. A primeira unidade concluída pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) está localizada em Sobral, na CE-183, próximo à BR-222. Ela vai atender ao Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), que agrega 17 municípios.

O equipamento, orçado em R$ 33 milhões, vai contemplar, além de Sobral, os municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

A estrutura conta com aterro sanitário equipado com unidades de tratamento de resíduos da construção civil e da saúde, além de um pátio para compostagem. Dar destino correto aos resíduos gera oportunidades de negócio e renda num setor ainda pouco explorado na região. Os municípios consorciados terão acesso a seis estações de transbordo de materiais, o que melhora a logística do trajeto até o destino final.

Além disso, está prevista pela Secretaria das Cidades a criação de centrais municipais de reciclagem, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Outra parte da verba disponibilizada atenderá a estudos de gestão, planos de gestão integrada, planos de coleta seletiva, bolsa-reciclagem, à criação de um Condomínio Verde.

A ideia é que as Centrais Municipais de Reciclagem trabalhem com a parte seca dos resíduos gerados. O material será separado por catadores capacitados para exercer essas funções, atuando por meio de cooperativas, com a perspectiva de geração de emprego e renda.

Com o início das operações, as CTRs beneficiarão as populações de 28 municípios (17 no primeiro consórcio, de Sobral, e 11 no segundo, em Limoeiro do Norte). De acordo com Sílvio, a CTR, ao entregar estrutura para uma destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, atende não apenas às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mas a melhora da qualidade ambiental da região e da qualidade de vida da população local.