TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Conheça um pouco mais sobre os CAPS de Limoeiro do Norte

18 de dezembro de 2015 às 15:57

O doutor Bruno Rafael Costa Carneiro, que é psicólogo, está à frente dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Limoeiro do Norte há cerca de um mês e vem buscando melhorar estas unidades junto à Secretaria de Saúde do município.

O CAPS II de Limoeiro do Norte conta atualmente com um psiquiatra, dois psicólogos, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional e uma equipe de enfermagem (enfermeira e técnica de enfermagem).

O Centro de Atenção Psicossocial AD é o serviço do Sistema de Saúde Único (SUS) especializado em saúde mental. Ele atende pessoas que tem problemas com álcool e outras drogas, para isso ele oferece um serviço onde não se tem a internação, no caso ele é ambulatorial, ou seja, a pessoa vai lá diariamente mas volta para casa.

O serviço tem como objetivo a interação da pessoa com a família e com a sociedade, seja como uma reinserção social, para isso ele conta com vários tipos de atividades como por exemplo psicoterapia individual, psicoterapia em grupo, oficina em grupos, oficinas terapêuticas, atendimentos médicos e psiquiátricos, atividades comunitárias, desintoxicação ou mesmo encaminhamentos quando necessário. Para tanto o CAPS AD conta com uma equipe multidisciplinar.

Somente neste mês de dezembro, cerca de 60 pacientes foram atendidos nos CAPS do município. O CAPS AD no momento conta com uma enfermeira e um psicólogo, porém, doutor Bruno, que está coordenando essa área, afirma que a partir de janeiro do próximo ano irá se juntar à equipe mais um psiquiatra para atender a demanda.

Dr. Bruno Rafael

Bruno Rafael, psicólogo e coordenador dos CAPS II e AD de Limoeiro do Norte.

Bruno reconhece as dificuldades que envolvem trabalhar com saúde no país, porém, vem se mostrando muito satisfeito com o empenho da secretaria municipal de saúde, ao atender de pronto todas as suas solicitações e para o próximo ano ele espera que os CAPS beneficiem cada vez mais a população que necessita.

Confira o áudio do coordenador e psicólogo, doutor Bruno Rafael: