TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Com compra direta de 300 mil doses de CoronaVac, Ceará atinge capacidade para vacinar 100% da população adulta

23 de setembro de 2021 às 09:00

undefined

O Governo do Ceará fechou com o Instituto Butantan a compra direta de 300 mil doses da vacina contra Covid-19, CoronaVac, com o intuito de complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI). O acordo, firmado como parte de uma aquisição direta que não envolveu o Ministério da Saúde e feito em conjunto com outros quatro estados brasileiros – Espírito Santo (ES), Piauí (PI), Pará (PA) e Mato Grosso (MT) – prevê um total de 2,5 milhões de doses.

Com as novas doses, o Ceará vai ter capacidade de vacinar a totalidade da população adulta. “Já estivemos antes aqui com o intuito de firmar essa compra direta, mas que tivemos de aguardar e agora vamos firmar a compra de mais 300 mil doses de CoronaVac para o Ceará, que vai ampliar nossa vacinação tanto na Capital, quanto no Interior. Atualmente, temos mais de 90% dos adultos vacinados com pelo menos a primeira dose na capital cearense, e quase 90% de adultos vacinados no Estado do Ceará, também com pelo menos a primeira dose. Só a vacina salva vidas, e não descansarei enquanto todos os cearenses estiverem vacinados. Por isso, quero parabenizar o Instituto Butantan, patrimônio do povo brasileiro, pela condução neste período de pandemia. Veio daqui a CoronaVac, a primeira dose aplicada, a maior quantidade de doses ministradas no Brasil, e é uma vacina que vem salvando vidas”, ressaltou Camilo Santana, reforçando que a intenção da compra seria também para prevenir os atrasos causados pela distribuição do Plano Nacional de Imunização (PNI).

As primeiras 300 mil doses de CoronaVac, adquiridas em tratativa direta do Governo do Ceará com o Instituto Butantan, desembarcaram no Aeroporto de Fortaleza na madrugada desta quinta-feira (23). O Estado adquiriu 3 milhões de doses, mas o restante do carregamento será entregue por demanda.

Com informações do Revista Central