TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Cogerh apresentará amanhã (20) em Limoeiro, estudo sobre realocação de água para comunidades ribeirinhas

19 de julho de 2016 às 09:27 - Atualizado em 19/07/2016 09:31

undefined

 

A população ribeirinha de 11 comunidades que mora às margens do Rio Jaguaribe ocuparam semana passada o escritório regional da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), na cidade de Limoeiro do Norte.

Agricultores e representantes de movimentos sociais reivindicaram que a água continuasse passando pelo rio da Sucurujuba para abastecer as comunidades dos municípios de Quixeré e Russas.

undefined
Manifestação no dia 11 de julho no escritório regional da Cogerh em Limoeiro do Norte

Os ribeirinhos também solicitaram que a Companhia realiza-se um diagnóstico minucioso sobre a situação dos poços da região e apresentasse à população.

No dia 14 de julho os representantes do manifesto estiveram reunidos no escritório da Companhia em Fortaleza onde ficou acordado que nesta semana a Cogerh estaria enviando uma equipe de geofísica, pra fazer os estudos da possibilidade de perfuração de poços profundos nas 11 comunidades.

Também ficou certo que amanhã (20), a equipe de planejamento que fez um estudo frente aos cenários de novas realocações de agua e de vazões, vão apresentar possibilidades de ter uma vazão mínima que passe para essas comunidades, podendo assim continuar com seus trabalhos de sobrevivência, já que são mais 648 famílias que sobrevivem da agricultura familiar.

O estudo será apresentado na reunião do comitê nesta quarta-feira, no auditório da FAFIDAM para ser analisado e votado.   

Curta nossa página no facebook