TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Cinco empresas abrem postos de trabalho no sistema prisional

06 de fevereiro de 2019 às 14:21

undefined

 

Mais de 50 novas vagas de emprego foram criadas para o sistema prisional cearense por meio dos editais de chamamento público da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Cinco empresas firmaram parceria com duas unidades prisionais, abrindo horizontes para a inclusão social.

Foram avaliados fatores como remuneração, oportunidades de aprendizado e contratação dos internos, que geraram a pontuação das empresas. No Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), as empresas aprovadas foram Mallory, Colmeia e Ypióca. Na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, as empresas que irão atuar são Fivel Tec e Laminação Vale do Jaguaribe.

Além dos aprendizados proporcionados pelo novo ofício, os internos recebem salário para colaborar com o sustento da família fora da unidade, e da remição de pena, que é de um dia a menos na prisão para cada três dias trabalhados. Já a empresa, além de atuar diretamente na ressocialização, recebe o benefício da isenção de impostos.

As próximas etapas são: assinatura de convênio, obras de adaptações nos espaços para alocar os trabalhadores e, por fim, o início das atividades, que está previsto para o início de março. Todas as empresas iniciarão os trabalhos com um número mínimo de dez internos, que serão selecionados de acordo com as aptidões e o comportamento pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).