TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Cearenses poderão ver eclipse solar mais esperado de 2017

15 de julho de 2017 às 09:41

undefined

 

No dia 21 de agosto próximo ocorrerá um eclipse solar. Países como os Estados Unidos poderão testemunhar o eclipse total, enquanto em Fortaleza e outras regiões brasileiras verão o fenômeno parcialmente.

Em entrevista ao O POVO Online, o astrônomo Dermeval Carneiro explicou que “o eclipse solar do dia 21 de agosto (segunda-feira) será o melhor visto no Norte do Brasil e na parte Norte do Nordeste brasileiro”.

O astrônomo ainda aconselhou: “Nunca se deve observar um eclipse a olho nu. Sempre que possível, usar filtros e nunca apontar telescópios ou outros equipamentos para o Sol sem a orientação de um especialista”.

Ainda segundo o astrônomo Dermeval, o eclipse poderá ser agraciado no mundo inteiro, acontecendo de forma total nos Estados Unidos e de forma parcial no Brasil.

“Em Fortaleza, o eclipse será parcial e vai começar por volta das 16h30min. E a Lua deixará de encobrir parte do limbo do Sol por volta das 17h30min”, informou Dermeval ao O POVO Online.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz em uma estreita faixa terrestre. Quando o fenômeno acontece, o Sol parece desaparecer.

Na astronomia, um eclipse ocorre sempre que corpos celestes estão alinhados de forma que a visão de um deles fica impedida por causa desse alinhamento.

O Povo Online