TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará tem 81% dos municípios com situação de emergência reconhecida

Governo Federal reconheceu emergência em 104 cidades nesta 4ª feita. Quarenta açudes do Ceará estão completamente secos, segundo Cogerh.

24 de novembro de 2016 às 09:41

undefined

 

Cento e quatro municípios do Ceará tiveram a situação de emergência reconhecida nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Integração Nacional. Somados aos 46 municípios que já estavam com a emergência reconhecida pelo Governo Federal, o Ceará já está com 81% de seus municípios em situação de emergência por conta da seca que afeta o estado há cinco anos. A portaria contendo a lista das cidades foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento da situação de emergência garante a continuidade das ações emergenciais implementadas no estado para atendimento da população afetada pelo pela falta de água. Além disso, permite que as Prefeituras solicitem o apoio do Governo Federal para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água. Diante da situação, o Governo do Estado não descarta a possibilidade de haver racionamento de água no Ceará a partir de fevereiro de 2017.

De acordo com o Governo Federal, de janeiro a setembro já foram investidos mais de R$ 170,6 milhões na Operação Carro-Pipa. Atualmente, 1.788 caminhões atuam no abastecimento de 137 municípios. O atendimento contempla cerca de 928.336 pessoas diariamente. ara as obras emergenciais foram destinados mais de R$ 36,7 milhões na implementação de adutoras de abastecimento de água nos municípios de Pereiro, São Luis do Curú, Tamboril, Iracema, Apuiarés, Morada Nova, Chorozinho e Jaguaribara.