TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará recebe águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco a partir de maio

16 de fevereiro de 2019 às 08:48

undefined

 

As águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco começam a ser bombeadas para o Ceará a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, durante uma reunião com o governador Camilo Santana, na manhã desta sexta-feira (15), no Palácio da Abolição.

Na ocasião, Canuto informou que ocorreu um problema estrutural em um trecho da obra, próximo ao reservatório de Negreiros, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco, e a previsão de conclusão é no mês de maio.

“A obra está em execução e a previsão dada pela empresa responsável é que acaba em maio deste ano. A partir de então, a gente começa a bombear água de novo para o eixo Norte, para a água seguir seu curso até chegar ao reservatório de Jati e comunicar com o CAC (Cinturão das Águas do Ceará)”, afirma Gustavo Canuto.

Conforme o ministro do Desenvolvimento Regional, caso tudo ocorra de acordo com o previsto, sem problemas em reservatórios e canais, a água deve chegar no município de Jati, no Ceará, no segundo semestre deste ano. “É uma previsão. Evidentemente que tudo vai depender de qualquer imprevisto ao longo do caminho da água”, ressalta.

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos municípios cearenses de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro. Também passa por Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba.