TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará deve crescer 1% do PIB em 2017, aponta Panorama Industrial

Estudo é produzido pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Crescimento depende de vários fatores, como chuva acima da média.

05 de janeiro de 2017 às 08:30

undefined

 

Em 2017, o Ceará deverá apresentar crescimento de aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB), influenciado positivamente pelo crescimento do setor de energias renováveis e das exportações agroindustriais. Nesse sentido, é importante que se concretize os prognósticos de chuva acima da média no Estado, reduzindo os efeitos econômicos e sociais gerados pelos cinco anos consecutivos de seca. É o que mostra estudo produzido pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), divulgado nesta quarta-feira (4).

O cenário nacional não é muto diverso. De acordo com o Panorama Industrial, produzido pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Fiec, indicam que 2017 será um ano de ajustes – com taxa de crescimento próxima a 0,5%. De acordo com o documento, isso ocorrerá por causa da significativa herança ruim dos últimos anos (o “efeito carregamento”, como intitulam os economistas).

“A retomada do crescimento, portanto, será lenta devido à gravidade da crise e, por causa disso, o mercado de trabalho permanecerá instável, com a taxa de desemprego acima de 12%. A superação da crise tem no ambiente político o seu maior risco”, diz o estudo.

Apesar da superação da crise ainda não ser uma realidade, o Panorama Industrial aponta como fatores positivos o controle da inflação (o IPCA deverá ficar abaixo de 6,5%, teto da meta para 2016, e próximo ao centro da meta em 2017), que permite a redução mais acelerada dos juros no País.

O estudo também cita como positiva a agenda de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico, como a reforma política bem como a reforma tributária, além de medidas com impacto na elevação da segurança jurídica, como a flexibilização de uma norma de segurança a trabalhadores no manuseio de máquinas e equipamentos na indústria, além da regulamentação da terceirização.

G1