TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Castanhão tem maior aporte em 24 horas

21 de fevereiro de 2017 às 08:50

undefined

 

As chuvas que vêm banhando o Estado transformam a paisagem do sertão, com cheias de pequenos açudes particulares e a vegetação da Caatinga, que vai mudando o tom de cinza pelo verde. Neste cenário, considerando só a chuva de domingo para segunda, o Castanhão, maior reservatório do Ceará, foi o açude a receber o maior aporte, de 2.402.514 de metros cúbicos, atingindo 5,02%. 

A Funceme registrou precipitações em 141 municípios entre as 7 horas da manhã de domingo e 7 horas de segunda-feira. As três maiores foram registradas em Jaguaretama (125mm), Fortim (106mm) e Altaneira (105.5mm). Neste mês de fevereiro, já choveu 2,5% a mais do que o esperado para o período que é de 118.6mm. Até ontem, a Funceme havia registrado, em média, 121.6mm. Para hoje, prevê tempo com nebulosidade variável, com chuva em todas as regiões do Estado e, para amanhã, precipitações isoladas no Centro-Norte e possibilidade de chuva no Sul do Ceará.

No Estado, há uma barragem sangrando, a de Caldeirões, no Rio Jaguaribe, em Saboeiro. Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresentam um volume médio de 1,17 bilhão de m3 (6,28%). 

No último dia 17, o Açude Caldeirões, que barra o Rio Jaguaribe, em Saboeiro, começou a transbordar com uma lâmina de 5cm. Nos últimos sete dias, foram registrados aportes em 63 açudes, destacando-se Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, Frios, Pedras Brancas e Pentecoste. 

O Açude Martinópole saiu do volume morto e Barra Velha, Cipoada, Cupim, Monsenhor Tabosa, Penedo, Premuoca, São José I, Sousa e Tijuquinha, que estavam secos, saíram dessa condição. Neste ano, já foi registrado um aporte total de 70 mi de m³. 

DN