TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Canindé restaura abrigos para festa de São Francisco

Cerca de 1,5 milhão de fiéis estão sendo esperados neste ano para as celebrações de São Francisco

05 de setembro de 2016 às 08:45

undefined

 

A festa de São Francisco das Chagas, padroeiro deste Município, continua sendo uma das maiores e mais fortes manifestações de cultura religiosa do Estado do Ceará. De acordo com os organizadores, são esperados cerca de um milhão e meio de pessoas durante os dez dias de festejo.

Preocupados em acomodar os romeiros que chegam de outras cidades e até de outros estados, a Paróquia realizou mais uma reforma nos dois abrigos locais. Os espaços  caram mais amplos e prometem a garantia de abrigar cerca de 6 mil pessoas esperadas para o evento.

De acordo com a Paróquia de São Francisco das Chagas, o abrigo Santo Antônio ganhou novas instalações sanitárias, como banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. O local, que  ca na Rua Sitônio Monteiro, recebeu também investimentos na parte elétrica e hidráulica. 

Já o abrigo São Francisco, situado na rua Euclides Barroso, ganhou uma nova cozinha comunitária, com capacidade para realizar grandes refeições, uma lavanderia e ainda dois novos complexos de banheiros. As estruturas das caixas d'água, que estavam sob risco, receberam reparos e outros quatro novos reservatórios foram construídos. 

Arrecadação

Devido ao período eleitoral, este ano, a festa só começa no dia 6 de outubro, seguindo até o dia 16. Mas, para garantir que tudo  que pronto a tempo, as obras tiveram início ainda em abril. Em maio, a paróquia realizou promoções para arrecadar dinheiro e ajudar a custear o serviço. Mas, de acordo com a coordenadora do abrigo, Elizângela Souza, 37, a principal fonte de renda ainda é a doação dos romeiros. "A paróquia vive muito do que o romeiro deixa. É com esse dinheiro que a gente faz esses reparos e é importante destacar isso porque todos os anos nós fazemos alguma intervenção aqui", explica Elizângela. 

Em vista das constantes intervenções realizadas nos dois locais, o preço cobrado pela hospedagem durante os dias da festa sofreu por um reajuste. "Passou de dois para três reais. Claro que algumas pessoas podem reclamar, mas o certo é que colocamos essa taxa para melhorar sempre mais", destacou o pároco do santuário, Frei Marconi Lins. "Temos muitas despesas nesse período e tem sempre uma coisa para se fazer, para ir melhorando porque estamos sempre dispostos a receber bem o romeiro. Então, tínhamos que fazer esse ajuste", explica.

Informações Diário do Nordeste