TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Camilo apresenta projeto de concessão de equipamentos

Metrô, Centro de Eventos e Centro de Formação Olímpica estão no projeto. Equipamentos serão gerenciados em parceria de setores público e privados.

26 de agosto de 2016 às 08:51

undefined

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, apresentou nesta quinta-feira (25) o Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado do Ceará para empresários do estado. O programa tem o objetivo de realizar parcerias com a iniciativa privada para administração de equipamentos do estado, como o Centro de Formação Olímpica, Centro de Eventos e Arena Castelão.

"O Estado já tem alguma experiência com a iniciativa privada, temos PPP com a Arena Castelão e com as unidades Vapt-Vupt. A ideia é construir modelos, atrair novos investidores, criar empregos, dentro dos atrativos que o Estado já tem e os que podemos prospectar. Um dos setores é o reúso de água, em que toda a infraestrutura será privada e o Estado vai bancar os recursos", explicou o governador.

Evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

Também estão entre os equipamentos a serem analisados pelo programa a Ceasa, Placas solares, sistema metroviário (incluindo VLT Sobral, VLT Cariri, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe), Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Cinturão Digital, e terrenos (incluindo Expoece, IPPOO I, Cavalaria e o antigo Centro de Convenções de Fortaleza). Outros equipamentos serão incluídos futuramente, segundo o Governo do Estado.

"Foram definidos 10 pontos para que possam ser estudados, lançados, e em breve teremos outras etapas. Acreditamos que esse é o modelo para modernizarmos as relações e aperfeiçoar o poder público", completou o governador.

O processo inicial envolve análise da atratividade, segmentação e recomendação para os principais ativos; estratégia de outorga; identificação de investidores. Com o programa de investimento em infraestrutura social e econômica para captar o capital privado, a tendência é aumentar a disponibilidade do serviço público, melhorar a qualidade dos serviços prestados e, quando possível, desonerar o poder público e gerar receitas acessórias.