TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos e Limoeiro do Norte é um dos municípios que lideram essa prática

Região agrícola no Ceará tem índice de câncer 38% maior que no Brasil. Pesquisas também relacionam agrotóxicos à depressão e má formação.

04 de novembro de 2015 às 11:35 - Atualizado em 04/11/2015 12:43

Homem revestido de proteção aplicando agrotóxicos em plantação rasteira

Limoeiro do Norte fica na Chapada do Apodi, no semiárido cearense. Na década de 80, o governo federal criou um projeto de irrigação para desenvolver a agricultura. Hoje a região tem grandes plantações de frutas.

Um estudo na Universidade Federal do Ceará mostra que nesta região agrícola o índice de câncer é 38% maior do que nas cidades onde não há grandes lavouras. “A exposição ocupacional e ambiental aos agrotóxicos na região é tão intensa, que não há como a gente afastar essa possibilidade. Se os agrotóxicos não são os únicos responsáveis pelo desencadeamento destas doenças, eles provavelmente são um dos principais fatores que estão causando estas doenças”, revela Ada Cristina, médica.

A região tem centenas de fazendas produtoras de frutas, que usam milhares de litros de agrotóxicos.

Em 2012, o Globo Rural mostrou o início da pesquisa do doutor Ronald Pinheiro. Ele coletou amostras da medula óssea de 43 trabalhadores rurais da região. Onze deles apresentaram alterações cromossômicas. Segundo a pesquisa, isso pode causar câncer.

Além de tumores, pesquisadores investigam casos de má formação. Nos últimos três anos, quatro crianças de uma mesma comunidade nasceram com problemas físicos. Em Limoeiro do Norte, casos assim são 75% mais comuns do que no restante do Brasil.

Confira a matéria completa