TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Biometria será encerrada em 12 municípios cearenses nesta semana

18 de dezembro de 2017 às 09:18

undefined

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores de 12 municípios que encerrarão as revisões biométricas, amanhã, 19 de dezembro, para que procurem os postos de atendimento e evitem o cancelamento dos títulos. São eles: Umirim, São Luís do Curu, Uruburetama, Tururu, Barro, Ibicuitinga, Morada Nova, Choró, Quixadá, Ibaretama, Palmácia e Maranguape. Na avaliação do TRE, os trabalhos de revisão estão avançados em todos esses municípios.

Morada Nova ainda apresenta um contingente maior de eleitores que precisa comparecer aos postos de atendimento para fazer a biometria. Dos cerca de 58 mil eleitores do município, 44 mil (77%) já fizeram a coleta dos dados biométricos, restando ainda 14 mil eleitores que necessitam fazer a revisão para regularizar o título até o dia 19 de dezembro.

Na relação dos 12 municípios, Maranguape é o que possui o maior número de eleitores – 79.860. Deste total, cerca de 84% já fizeram a biometria, restando ainda quase 13 mil que devem comparecer aos postos de atendimento do TRE.

Nos demais municípios, o índice de comparecimento aos cartórios permanece acima dos 80%. Mesmo assim, o TRE alerta os eleitores retardatários que evitem o cancelamento dos seus títulos. Veja os índices da biometria nos 12 municípios: Ibicuitinga – 88%, Ibaretama – 88%, Choró – 88%, Palmácia – 87%, Maranguape – 84%, Tururu – 83%, Uruburetama – 82%, Quixadá – 82%, Umirim – 80%, S. Luís do Curu – 80%, Barro – 80%, e Morada Nova 77%.

Cronograma


De acordo com o cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nas Eleições de 2018, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores recadastrados com biometria. A meta do TRE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado até 9 de maio de 2018 e atingir 100% em 2020. Para o ciclo 2017-2018, 67 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica.

Deste total, 43 municípios já encerraram os trabalhos de revisão com biometria, restando ainda os 12 municípios que finalizarão os trabalhos no próximo dia 19 de dezembro e ainda mais 12 municípios em 2018: Icó, Jaguaribe e Aurora, no dia 31 de janeiro; e Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena, Boa Viagem e Caucaia, no dia 28 de fevereiro do próximo ano.

Impedimentos


Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de: requerer passaporte ou carteira de identidade; receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal; solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

Documentação


Os eleitores precisam dos seguintes documentos para tirar o título e realizar a coleta dos dados biométricos: RG ou qualquer outro documento oficial com foto; comprovante de residência; alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez.