TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Barragem sangra em Granja e população da cidade comemora

O Rio Coreaú voltou a correr com as últimas chuvas e está fazendo a alegria de todos em Granja

22 de janeiro de 2016 às 08:17

"Uma imagem de encher os olhos", essa foi a definição que a carioca Ariane Viana, moradora de Granja há cerca de 7 meses, usou para definir a beleza em que a barragem Lima Brandão, construída em 1890, se transformou, nos últimos dois dias, quando as águas do Rio Coreaú avançaram sobre sua parede, depois dos 116.7mm de chuva que caíram no Município, colocando Granja entre os dez municípios do Ceará com maior volume pluviométrico, de anteontem para ontem.

undefined

Foto: Marcelino Júnior

Ariane, assim como muitos outros moradores, correu para a borda da barragem, logo que a notícia se espalhou. "Estava em casa, quando uma vizinha chegou dizendo que a barragem tinha sangrado. Eu não acreditei, mas resolvi conferir com meu marido e minha filha. Estou morando aqui faz sete meses, e cheguei a duvidar que o rio subisse, pois estava muito seco. Vou mandar as fotos que tirei, para o restante da família, no Rio de Janeiro", disse.

Com a subida da água, Marcos Antônio da Silva, ainda arriscou jogar uma rede para pescar alguns peixes, mas não teve sorte. Então aproveitou para tomar um demorado banho, nas águas do Coreaú, debaixo de uma chuva fininha, que ainda persistia em cair. "Fazia tempo que não dava um mergulho desses. Por enquanto não tem peixe, mas só em ver essa beleza sangrando, já alegra a gente", disse, enquanto se preparava para nova tentativa de pescaria.

Reserva

O município de Granja é abastecido pelo Açude Gangorra e, apesar das chuvas que têm caído sobre a região nos últimos dias, o reservatório apresenta apenas 16,53% de seu volume, segundo os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), ficando entre os 136 açudes cearenses com volume abaixo de 30%.

De acordo com o prefeito Romeu Aldigueri, o Açude Gangorra chegou até 10% e, aos poucos, esse volume tem subido, melhorando sua reserva. "Nossas expectativas são as melhores para que esse ritmo continue, quiçá ele volte a sangrar depois de seis anos. O início do plantio na região, tem começado aos poucos. E essa bela imagem do Coreaú sangrando também nos remete ao Carnaval, que esperamos ser um dos melhores dos últimos anos, por conta da água que voltou a correr para a alegria de todos", comemorou.

Diário do Nordeste

Curta nossa página no facebook