TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Banco de leite do Hospital Regional Norte é referência

03 de janeiro de 2017 às 09:38

undefined

 

O Hospital Regional Norte (HRN), na cidade de Sobral, localizada a cerca de 240 quilômetros de Fortaleza, tornou-se referência no que diz respeito ao armazenamento de leite humano. O hospital é administrado pelo Governo do Estado. “Para mim é uma alegria muito grande amamentar minha filha, mesmo que não esteja sendo de forma convencional, o importante é que aqui ela está tendo o suporte necessário para conseguir se desenvolver”, fala a dona de casa Maria da Paz Lopes Ferreira, 21, sobre a dificuldade em amamentar a filha e a ajuda que tem recebido da equipe do Banco de Leite Humano do HRN na coleta do leite materno e alimentação da criança.

Mãe de primeira viagem, Maria deu a luz à Weslyanne no último dia 5, que nasceu prematura de oito meses e pesando 1,6 kg. Desde então, mãe e filha são acompanhadas pelos profissionais da unidade neonatal do Hospital Regional Norte, onde recebe orientações sobre o Método Canguru, que estimula o desenvolvimento e ajuda na recuperação de bebês de baixo peso e prematuros, e também do banco de leite, onde o leite de Maria da Paz é coletado e pasteurizado para alimentação da pequena Weslyanne.

O leite materno coletado nas salas de ordenha do hospital é doado para os bebês que, por alguma restrição, não podem ser amamentados de forma convencional, principalmente os prematuros que estão na UTI neonatal. Atualmente, Weslyanne está pesando 1,8 kg, considerado ideal para ela receber alta. A criança tem sido atendida por uma fonoaudióloga para aprender a mamar e assim, ir para casa nos próximos dias.

Excelência


O Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte recebeu no último dia 16, o certificado de excelência na categoria ouro em manejo do aleitamento materno. O prêmio é concedido pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano e desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz. São agraciados os bancos que utilizam padrões de segurança e qualidade no manuseio, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição.

Conforme a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (Rede BLH), são três os critérios para o credenciamento: avaliação dos equipamentos obrigatórios que a unidade deve ter, análise da qualificação dos profissionais que fazem o manuseio do leite materno e avaliação dos indicadores que a rede propõe para os bancos de leite.

Este certificado de reconhecimento dos bancos de leite é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. “Agora em 2016 conseguimos efetivar um ano completo de pasteurização. Foi um resultado muito satisfatório como o primeiro banco de leite da Região Norte participar pela primeira vez e conseguir o certificado máximo”, destaca a coordenadora do BLH do Hospital Regional Norte, Samara Andrade.

Para a diretora de processos assistenciais do HRN, Manuela Monte Frota, esse reconhecimento recebido pelo Banco de Leite tem um significado especial. “A equipe multiprofissional vem fazendo um trabalho ímpar. Em pouco tempo que estamos pasteurizando, conseguimos otimizar o tempo em que as crianças recebem o alimento, contribuindo assim, para que elas desenvolvam o bem-estar mais rápido”, diz.