TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Audiência pública tratou da revitalização do Perímetro Irrigado de Morada Nova

17 de outubro de 2015 às 12:09

O encontro aconteceu na manhã de ontem (16) no plenário da Câmara Municipal de Morada Nova, onde reuniu várias lideranças políticas do Vale do Jaguaribe e do Ceará como um todo, afim de tratar sobre a revitalização do Perímetro Irrigado.

Perímetro Irrigado de Morada Nova

O Perímetro Irrigado Morada Nova está localizado nos municípios de Morada Nova e Limoeiro do Norte, tendo acesso ao pela Rodovia Federal BR–116 até o Km 190, e, em seguida, pela Rodovia CE–138, ambas pavimentadas. A implantação do perímetro irrigado foi iniciada no ano de 1968, e os serviços de administração, operação e manutenção da infraestrutura de uso comum tiveram início em no ano de 1970.

O perímetro irrigado produz atualmente, arroz, feijão, banana, acerola, coco, graviola, e capim de corte. Outras atividades: pecuária para produção de leite (bovinos), produção de carne (bovinos, caprinos, ovinos e suínos), e criação de animais para reprodução (bovinos e caprinos).

Na pauta foram discutidos diversos pontos, dentre eles:

  • A prorrogação do prazo para pagamento das parcelas de aquisição dos lotes;
  • A perfuração de poços profundos na região do PROMOVALE e Perímetro Irrigado de Morada Nova;
  • Execução da obra para construção de uma adutora ligando os municípios de Morada Nova/Ibicuitinga (PROMOVALE)
  • Reeditar a “Lei Eunício Oliveira” contemplando os produtores do Perímetro Irrigado até o ano de 2015 e regulamentação da Lei até 2016;
  • Assistência técnica para os produtores rurais do Perímetro Irrigado de Morada Nova;
  • Instalação de um centro de distribuição (CEASA) no município de Morada Nova;
  • Criação de uma Lei específica para o Seguro Safra nos Perímetros Irrigados.

Além da revitalização do Perímetro Irrigado através do PAC III (30 milhões – Congresso Nacional)

O vereador Edinho (PMDB), líder do prefeito na Câmara de Morada Nova, ressaltou a crise hídrica que vem prejudicando todos os irrigantes e disse que um dos pontos fundamentais dessa audiência era buscar soluções para sanar os problemas destes irrigantes.

Confira o áudio na íntegra:

O Deputado Estadual Leonardo Pinheiro (PSD), vice-líder do governo na AL, esteve presente na audiência e se demonstrou preocupado com o que vem acontecendo diante da crise hídrica e salientou que a audiência não serviu apenas para tratar sobre o Perímetro Irrigado de Morada Nova, mas também do abastecimento de água no Vale do Jaguaribe como um todo.

Confira o áudio na íntegra: