TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Audiência pública discutiu qualidade da água do Aquífero Jandaíra, no Baixo Jaguaribe

22 de abril de 2016 às 08:37

undefined
(Foto: Agência TVJ1)

Na última quarta-feira (20), no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte, aconteceu uma audiência pública acerca da atual situação, os usos e a qualidade da água do Aquífero Jandaíra, no Baixo Jaguaribe.

 

undefined
Deputado Renato Roseno (Foto: Agência TVJ1)

A reunião foi requerida pelo deputado Renato Roseno (Psol), que sempre esteve à frente de questões acerca da Chapada do Apodi.

Entidades e movimentos sociais têm denunciado a diminuição da capacidade e desperdício dos recursos hídricos do aquífero, localizado tanto no Ceará como no estado do Rio Grande do Norte.

undefined

http://www.al.ce.gov.br/media/k2/items/cache/672da04a855c535d07f0229253a893f8_XL.jpg

Na reunião é discutido os mecanismos de gestão sustentável, assim como as ocorrências de contaminação ambiental pelo uso de agrotóxicos na região. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL é presidida pela deputada Dra. Silvana (PMDB).

Participaram da audiência representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema),do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da  Agência Nacional das Águas (Ana), da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, do Comitê de Bacia do Jaguaribe (CBH), do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e do Núcleo Tramas, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Romaria dos Mártires

 

undefined

Concentração para romaria (Foto: Agência TVJ1)

Na tarde de ontem (21), milhares de pessoas participaram de uma romaria em homenagem a José Maria Filho, conhecido por Zé Maria do Tomé, líder comunitário e ambientalista que foi brutalmente assassinado por denunciar as consequências da pulverização aérea de agrotóxicos e irregularidades na concessão de terras no Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, localizado na Chapada do Apodi, entre os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré.

undefined
Túmulo de Zé Maria do Tomé (Foto: Agência TVJ1)

 Curta nossa página no Facebook


Tópicos:

Audiência Púlica, Fafidam, Chapada do Apodi, Aquífero Jandaíra, Zé Maria do Tomé, Renato Roseno