TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ato em defesa do acampamento Zé Maria do Tomé marcou esta segunda-feira

15 de maio de 2017 às 15:05 - Atualizado em 15/05/2017 15:12

undefined
(Foto: Agência TVJ1)

Na manhã desta segunda-feira (15) um ato unificado que reuniu diversas entidades ocorreu no acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte.

Protestando em defesa da permanência das famílias naquela área, um grupo formado pela Cáritas Diocesana, Movimento 21 e MST, conseguiu o adiamento da reintegração de posse do local que estava marcada para esta segunda (15) e foi adiada para o dia 8 de junho.

Cerca de 16 (dezesseis) sindicatos de diversas categorias do Vale do Jaguaribe estiveram representados no ato em apoio à permanência das famílias.

undefined
(Foto: Agência TVJ1)

A advogada Talita de Fátima, esteve no acampamento representando o mandato parlamentar do Deputado Estadual, Renato Roseno (PSOL), onde desde o começo defende os interesses dos acampados:

 

O acampamento foi erguido em 5 de maio de 2014 na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, possuindo uma extensão de 1,7 mil hectares e abriga atualmente 150 famílias.

Agora, os acampados lutam pela permanência no local e continuam as negociações com o DNOCS, Ministério da Integração Nacional, INCRA, Presidência da República, Ministério Público Federal e Governo do Estado. 

O pedido de reintegração de posse da área foi solicitado pela Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi – FAPIJA, todavia, as famílias alegam que a entidade é ilegitima, uma vez que a esta não seria proprietária da terra.

Com registro na Portaria Interministerial M.I./MDA N° 02 de 24 de março de 2015, o grupo luta para legalizar em tempo hábil as terras do acampamento.

undefined
(Foto: Agência TVJ1)

A Coordenadora do MST Ceará, Maria de Jesus, nos conta mais detalhes acerca deste ato, confira: