TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Após 25 anos, Ceará terá a primeira mulher coronel da Polícia Militar

06 de julho de 2019 às 11:48

undefined

 

O mês de agosto entrará para a história da Polícia Militar do Ceará, após o governador Camilo Santana anunciar nessa sexta-feira (6) a promoção da primeira mulher coronel da corporação, durante o evento pelos 25 anos do ingresso da mulher nos quadros da PM do Estado.

O maior posto da Polícia Militar deverá ficar entre as tenentes-coronéis Maria Helena e Sandra de Carvalho as únicas em condições de promoção, caso nenhuma outra PM ganhe o mérito por ato de grande bravura.

Outra conquista para as mulheres, segundo anúncio de Camilo, está no aumento das vagas femininas no próximo concurso da PM, que subirá dos atuais 5% para 15% dos aprovados. Atualmente, o Ceará possui 813 mulheres na corporação, entre o efetivo de quase 18 mil policiais.

Pelo Brasil, poucos estados possuem mulheres na função de coronel. Ontem, Sergipe ganhou a coronel Rita de Cássia, com 26 anos de corporação. São Paulo, com o maior efetivo do país, somente em 2015 ganhou a coronel Helena dos Santos Reis. Santa Catarina possui a coronel Adriana Silva Sousa, que ingressou na corporação como soldado. A Bahia ainda não possui coronel, mas recentemente ganhou a médica Ana Fernandes no posto de tenente-coronel.

O maior feito vem do Distrito Federal, com a coronel Sheyla Soares Sampaio no posto de comandante-geral PM.