TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Alunos de Limoeiro mostram pesquisas em Nova Iorque

Helyson e Adriana participam da Genius Olympiad

15 de junho de 2016 às 16:13

Dois alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Limoeiro do Norte, estão em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os representantes brasileiros na Genius Olympiad, que ocorre de 12 a 17 de junho. Na competição mundial, os estudantes Helyson Lucas e Adriana Mendes, ambos de 20 anos, apresentam pesquisas desenvolvidas por eles, respectivamente, sobre um antiviral natural à base de frutas e sobre o comportamento das plantas sob a ação do efeito nos próximos dez anos.

undefined

O estudo desenvolvido por Helyson já é premiado internacionalmente. Com a mistura de acerola, caju, goiaba e óleo de romã, ele preparou o que denomina de polpa, que se mostrou um poderoso antiviral. A orientadora Renata Chastinet conta que foram realizados testes em pessoas que tomaram o medicamento natural e em outras em quem foi ministrado remédio industrializado. Aquelas que tomaram a polpa tiveram melhora no sistema imunológico, com aumento de leucócitos, redução de sintomas e destruição mais rápida do vírus.

A pesquisa de Adriana, orientada pelas professoras Renata Chastinet e Keline Albuquerque, utiliza simulação em laboratório para analisar o comportamento das plantas sob a ação do efeito estufa nos próximos dez anos. Na análise, foram utilizadas plantas de moringa, conhecida pela sua alta resistência a diferentes condições climáticas e pela sua capacidade de servir para alimentação tanto humana quanto animal. Como o impacto com a moringa foi alto num cenário simulado, diante do efeito estufa, o próximo passo é tentar desenvolver, com melhoramento genético, uma planta com mais capacidade de suportar e absorver a incidência de CO2.

Luís Carlos de Freitas – Reitoria IFCE