TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

34% dos atendimentos do Samu no Ceará são de acidentados em moto

Mais da metade das pessoas atendidas com traumas são motociclistas. Cerca de 30% dos motociclistas do Ceará não usa capacete, diz IBGE.

25 de novembro de 2015 às 09:32

Mais da metade dos atendimentos a traumas e mais de um terço de todos os atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Ceará de janeiro a outubro deste ano estão relacionados com acidentes envolvendo motocicletas. Os atendimentos a traumas representaram 60% dos 21 tipos de atendimentos mais frequentes do Samu, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará.

Neste ano, foram 16.572 atendimentos a traumas de um total de 27.522 atendimentos. O número de atendimentos a pessoas vítimas de acidentes envolvendo motocicletas somou 9.342, que representam 34% do total e 56% dos atendimentos a traumas.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram também que mais de 30% dos motociclistas do Ceará não fazem uso do principal item de segurança para quem pilota motos: o capacete.

Segundo o levantamento, 32,5% dos motociclistas do Estado não têm como hábito o uso do capacete, comportamento revelado nas estatísticas de mortos e sequelados em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. O capacete foi incluído em mensagem, já em tramitação na Assembleia Legislativa, para redução da alíquota do ICMS de 12% para 7%, como forma de incrementar o uso pelos motociclistas.