TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Rodrigo Maia se reunirá com bancada federal do CE

20 de janeiro de 2017 às 10:13

undefined

 

Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vem ao Ceará para se reunir com a bancada federal em campanha para reeleição. A disputa para o comando da Casa e outros cargos da Mesa Diretora está marcada para o dia 2 de fevereiro.


Um dos organizadores do evento, o deputado federal Danilo Forte (PSB) informou que além do encontro com a bancada, o presidente também pretende se reunir com o governador Camilo Santana (PT). O encontro com os parlamentares cearenses acontecerá, no próximo dia 23, a partir das 19 horas. O local ainda será definido. O evento estava marcado para hoje, porém, foi adiado devido a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),
Teori Zavaski.

A reunião foi agendada a pedido de Maia. Ele, inclusive, segundo Danilo Forte, ligou pessoalmente para cada um dos 22 parlamentares da bancada cearense para fazer o convite. Ao defender a recondução de Maia ao comando da Câmara, Danilo disse que as ações judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF) não devem ser foco de preocupação e defendeu a construção de uma pauta de unidade. Ele ainda elogiou a condução do deputado democrata à frente da Casa.

Divisão


Questionado sobre a divisão da bancada cearense em virtude da candidatura de André Figueiredo (PDT), Danilo Forte minimizou e afirmou esperar que haja amadurecimento, até porque, embora o pedetista tenha mérito de postular, a oposição não tem unidade. “Os principais aliados, como PT e PCdoB, não tem união”, frisou ele, acrescentando que lideranças de partidos de esquerda já manifestaram apoio à reeleição de Maia. Segundo Forte, Maia tem trabalhado para “construção de uma pauta de unidade”.
“O Rodrigo reúne as melhores condições para continuar dirigindo a Câmara Federal no momento em que precisamos de estabilidade para a retomada do crescimento da nossa economia”, disse.

Camilo


Com Camilo, além de buscar atrair apoio dos deputados do PT, Danilo afirmou que Maia deve discutir temas para uma agenda legislativa que ajude o Estado a superar a crise fiscal pela qual passa, sobretudo enfrentar a crise hídrica. “Um diálogo entre Executivo e Legislativo. Sabemos que os problemas se avolumam, sobretudo da seca. Serão temas que dizem respeito a situação local e como pode se ajudar”, frisou Danilo.


Pelo menos, 13 deputados já confirmaram presença, dentre eles Chico Lopes (PCdoB). Um dos principais aliados de Dilma Rousseff durante o processo de impeachment no Congresso, o PCdoB decidiu apoiar oficialmente a candidatura à reeleição de Rodrigo Maia na presidência da Câmara. Na prática, o anúncio do PCdoB esvazia a candidatura do deputado André Figueiredo (PDT), que tentava se colocar como o candidato da oposição. Enfraquece também a ala petista contrária ao apoio à reeleição de Maia. Inclusive, em recente entrevista ao jornal O Estado, Lopes chegou a declarar voto em André Figueiredo.

Coletiva


A partir das 17 horas, Maia concederá entrevista coletiva. Espera-se que, na ocasião, ele anuncie oficialmente sua candidatura, tendo em vista circular pelo país em plena agenda de campanha e evitar publicamente se colocar na disputa.


Maia foi eleito em meados de junho do ano passado para cumprir o restante do mandato que pertencia a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou para tentar evitar a cassação, mas não conseguiu.