TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Consórcio Nordeste: governadores apresentam potencial do Nordeste a empresários alemães

22 de novembro de 2019 às 08:05

undefined

 

No quarto dia da missão oficial na Europa, os governadores do Nordeste participaram, em Berlim, de evento empresarial organizado pela Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), entidade que congrega associações e grupos relacionados ao setor industrial alemão e responsável pela representação de 100 mil empresas privadas, junto à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). 

O evento faz parte da articulação internacional do Consórcio Nordeste para atrair investidores e ampliar o fluxo de negócios na região.

Até outubro deste ano, o Estado do Ceará exportou 57 milhões de dólares para a Alemanha, sendo o quinto principal destino das exportações cearenses. Entre os produtos estão eletrogeradores, castanha de caju, cera de carnaúba e couro. 

No mesmo período, o estado importou 69 milhões de dólares, com destaque a insumos para a indústria metal-mecânica, plásticos, resinas e máquinas.

No turismo, a Alemanha é o terceiro país emissor de turista internacional para o Ceará – França e Itália aparecem em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Com a conclusão da expansão do Aeroporto de Fortaleza pela empresa alemã Fraport, que detém a concessão do equipamento, a tendência é de a movimentação de turistas estrangeiros continue crescendo no Ceará.

As relações comerciais entre Ceará e Alemanha também são destaque na área da segurança pública. Recentemente, o Estado adquiriu dois helicópteros da empresa alemã Airbus, que permitiu ao Ceará alcançar a terceira maior frota de aeronaves policiais do Brasil. Além disso, o Governo do Estado comprou três viaturas do tipo Autoescada Mecânica Magirus, da alemã Magirus-Deutz, que vão reforçar a atuação do Corpo de Bombeiros.

Os governadores apresentaram as potencialidades de investimentos em tecnologia que os Estados oferecem para os investidores.

O governador do Ceará, Camilo Santana destacou que o potencial do Nordeste para atrair empresas de tecnologia para gerar desenvolvimento, principalmente pela localização geográfica.