TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Com três nomes do PDT, Elmano conclui secretariado e parte, nesse domingo, para grandes desafios

31 de dezembro de 2022 às 11:03

undefined

O governador eleito Elmano de Freitas concluiu, nesta sexta-feira (30), o quadro de secretários, se prepara para a posse nesse domingo (1º de janeiro) e, a partir de segunda-feira (02), começa um novo ciclo administrativo e político com grandes desafios que o acompanharão pelos próximos quatro anos.

O PDT ficou com três secretarias, mas bem longe do desejo e das cobranças do senador Cid Gomes que sai fragilizado dentro do partido e, também, na relação com o novo Governo. Cid queria a Infraestrutura para o irmão Lúcio Gomes, mas o cargo foi destinado a Antonio Nei, ex-prefeito de Pereiro, e indicado pelo primeiro suplente de senador Chiquinho Feitosa.

SECRETARIAS COM MENOS EXPRESSÃO

O PDT ficará com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Salmito Filho), de Pesca e Aquicultura (Oriel Nunes) e Recursos Hídricos (Robério Monteiro). Antes de Robério, a luta dos pedetistas era para conquistar a Secretaria de Educação para o deputado Idilvan Alencar. O nome sofreu restrições e não foram aceitas as condições impostas para Idilvan comandar a pasta. A Educação continua com Eliana Estrela.

Deputado federal reeleito, Robério gostaria de permanecer no exercício do mandato, mas foi convencido a aceitar o convite de Elmano para o primeiro suplente do PDT à Câmara, Leônidas Cristino, assumir o mandato. A escolha de Robério, que abre espaço para convocação de Leônidas, é a vitória de Cid Gomes na relação com o secretariado de Elmano.

ARTICULAÇÃO E BOM DIÁLOGO COM CAMILO

Elmano conversou muito com o senador eleito Camilo Santana e com dirigentes de diferentes partidos para montar um secretariado que o permita tranquilidade na convivência com a base parlamentar na Assembleia Legislativa. Entre os titulares do primeiro escalão, chama a atenção a expressiva e inédita presença feminina.

Dos 46 deputados que tomam posse no dia primeiro de fevereiro de 2023, 38, pelo menos, estarão como aliados do Palácio da Abolição. Uma base sólida que dará a Elmano a estabilidade para governar e construir as parcerias articuladas com o Governo do presidente Lula.

O secretariado que acompanhará Elmano tem uma composição que une o perfil técnico e, naturalmente, conveniências políticas e partidárias que a administração pública exige. As conveniências não foram atendidas, porém, com imposições, mas sim com diálogo.