TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

PF cumpre mandados contra grupo suspeito de desviar R$ 50 milhões da agência do BNB de Limoeiro do Norte

10 de maio de 2019 às 08:34 - Atualizado em 10/05/2019 08:34

undefined

 

A Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão contra um grupo investigado por desvios em financiamentos rurais nos municípios de Fortaleza, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Quixadá, na manhã desta sexta-feira (10). A ação faz parte da terceira fase da Operação Gremlins.

As investigações da PF apontam que o esquema criminoso gerou prejuízo aos cofres públicos em um montante que poderá ultrapassar R$ 50 milhões, conforme dados levantados nas 1ª, 2ª e 3ª fases da Operação Gremlins.

A operação desta sexta tem o objetivo de coletar novos elementos de prova relacionados à atuação de um grupo criminoso responsável pela aprovação fraudulenta de 351 financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), contratados nos anos de 2009 a 2011 junto à agência do BNB de Limoeiro do Norte.

Fraudes em contratos

undefined
Agência do Banco do Nordeste do Brasil de Limoeiro do Norte 

As medidas foram determinadas pela 15ª Vara da Justiça Federal em Limoeiro do Norte, que autorizou, ainda, o bloqueio de contas e bens móveis dos investigados. Segundo a PF, serão indiciados dez suspeitos envolvidos nas fraudes, entre os quais funcionários do BNB, pecuaristas, elaboradores de projetos e lideranças de projeto de assentamento.

Alguns já respondem a processos na Justiça Federal de Limoeiro do Norte por fraudes na obtenção de financiamento relacionadas à 1ª fase da operação.

Os indiciados poderão responder, de acordo com o nível de participação, pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado a instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta.

O nome da operação é uma alusão aos personagens do filme homônimo da década de 80, que mostrava um bichinho aparentemente inofensivo que se multiplicava rapidamente e se transformava no contato com água.